A prefeitura de Mangaratiba, por meio das secretarias de Educação e Saúde, realizou nesta quinta-feira (25) o workshop “Baleia Azul. Sintomas de uma geração?”. Um dia inteiro para quebrar o tabu e falar sobre suicídio, assunto que tem circulado entre os jovens através das redes sociais, séries e filmes. As palestras foram para orientar os profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, através de vídeos e dinâmicas, com objetivo de estruturar uma rede de proteção à saúde do jovem e do adolescente do município. A ação também visa conscientizar as pessoas e promover propostas de multiplicação do aprendizado. O encontro aconteceu no Salão Reserva Ecológica do Sahy.
Para dar inícios às palestras, a psicóloga e técnica responsável do Arte Viva, Dª Elisa Goulart, falou sobre o que está por trás do jogo “Baleia Azul” e sobre a importância dos educadores terem o conhecimento do tema. Logo em seguida, a psicóloga e responsável pela área técnica de saúde do adolescente no PAISMCA, Ana Carolina Pacheco, falou sobre diálogo como prevenção.
Após o almoço, a psicóloga Cátia Magalhães, deu continuidade ao workshop, e abordou o cuidado na adolescência e acolhimento que os profissionais devem ter. Para encerrar as palestras, as psicólogas da secretaria de Educação, Carolina Serpa e Elissandra Vasconcelos, falaram sobre as estratégias e desafios de lidar com os sentimentos dos adolescentes dentro do contexto escolar.
A secretária de Educação, Mônica Santos Gomes Brito, falou sobre a importância da mobilização contra este mal que atinge pessoas a partir da adolescência. “O diálogo entre pais e filhos é a chave para prevenção deste problema. É importante as pessoas terem o conhecimento deste problema para evitar que mais jovens ‘caiam nessa armadilha’. No nosso município existem profissionais atentos e dispostos a ajudar.”
O encontro contou com a presença do vice-prefeito do município, Renildo Brandão; a secretária de Saúde, Zenilde Fernandes; o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Leandro de Paula; o secretário de Fazenda, André de Azevedo Carvalho; o secretário adjunto de Governo, Ronie Gonçalves; a médica, Elizabete Evangelista; a superintendente de ensino, Maria Betânia de Melo; a superintendente de projetos educacionais, Maria Lúcia Batista; as diretoras do (DAIE), Adriana Gomes e Stefânia Lima; a coordenadora do PAISMCA, Jaqueline Rebelo e o Vereador Emilson Coelho.




Nenhum comentário:
Postar um comentário