Professores integrantes do quadro da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ligada à Secretaria de Educação e Cultura de Itaguaí, se reuniram na terça-feira (23/05) para trocar ideias, apresentar sugestões e debater sobre temas relacionados ao ensino pedagógico. Aproximadamente 32 profissionais que lecionam para alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental - da alfabetização a 5º série - participaram dessa primeira reunião. Outros dois encontros com os mestres que trabalham com as turmas do 6º ao 9º ano desse mesmo segmento serão realizados ainda este mês.
A primeira formação pedagógica recebeu o nome de “Eu x a educação x EJA” e aconteceu no Centro Educacional de Itaguaí. A coordenadora da EJA, professora Eli Silva de Amorim, comentou sobre a importância do seminário:
“Esses encontros são importantíssimos no ponto de vista pedagógico. Iremos debater sobre todos os assuntos relacionados ao ensino da EJA, mas sempre visando o melhor aprendizado dos nossos alunos”.
A professora Sueli de Assis Gonçalves Coutinho é presença certa nos encontros organizados pela coordenação da EJA. A mestra considera que essas reuniões abrem espaços para que se possa debater sobre diversos assuntos relacionados ao ensino pedagógico.
“Eu participo sempre desses encontros. Nunca faltei. Eles são a oportunidade que temos para trocar experiências profissionais e apresentarmos ideias”, avaliou Sueli, que leciona para uma turma de alfabetização, no CIEP 300 (municipalizado) Prefeito Vicente Cicarino, no bairro Santana.
A EJA é a oferta do ensino fundamental para jovens e adultos com mais de 15 anos de idade e que não puderam estudar na época propícia. O professor Lusmar Moraes Barboza trabalha com alunos do 4º e 5º anos, na Escola Elmira Figueira, no bairro Estrela do Céu. Ele falou da importância do curso:
“A EJA resgata a autoestima de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar quando eram mais jovens. Quanto ao seminário, acho a sua realização imprescindível a nossa atualização pedagógica”, opinou Lusmar.




Nenhum comentário:
Postar um comentário