DISQUS SHORTNAME

sábado, 27 de maio de 2017

FMP conta a história dos 160 anos da Estrada Imperial em Mangaratiba


Quem trafega pela atual RJ-149, que liga Nova Mangaratiba a Serra do Piloto, não tem a dimensão da importância da via para a cidade, tampouco para a economia do País no século XIX. Mas, certamente, quem por lá passa se depara com vários pontos históricos, como o Mirante, Cachoeira dos Escravos e o Bebedouro. É a partir desses pontos que a Fundação Mario Peixoto (FMP) vai homenagear os “160 Anos da Estrada Imperial de Mangaratiba”.
No próximo sábado, dia 27, a Fundação conta a história da via e suas curiosidades. Você sabia que ela foi a primeira estrada de rodagem do Brasil e construída (parte dela) pelos escravos? Então, em 15 de maio de 1857 ela saiu do papel pela Companhia da Estrada de Mangaratiba, denominada Estrada Imperial de Mangaratiba, e que ligava o antigo Porto do Saco de Mangaratiba à bela cidade de São João Marcos. O Porto do Saco era, no século XIX, um intenso porto de café, que concentrava mais de 50% das empresas municipais, sendo este um dos mais importantes portos do Império. Por este motivo se deve a importância de se construir uma estrada moderna para escoar a grande produção cafeeira do Médio Paraíba.
Pensando nisso, a FMP preparou uma homenagem a essa obra de suma importância para a história do município. Para abrir o dia, uma ‘Caminhada Histórica’ com o projeto Ecomuseu de Mangaratiba, saindo às 9h no Parque das Ruínas do Saco de Mangaratiba, avançando nas Ruínas da Estrada do Atalho até o Mirante Imperial. A caminhada prossegue até o Bebedouro da Barreira e se encerra na Cachoeira dos Escravos. A partir dali o público embarca em um ônibus (limitado a 35 visitantes) e segue para a segunda etapa das comemorações, na Praça da Serra do Piloto.
Já no alto da Serra do Piloto a programação continua a partir das 14h, com a feira de produtos da Serra e uma exposição para divulgar, conscientizar e sensibilizar a importância da estrada. Em seguida, o documentário “A Joia da Serra do Piloto – Um olhar sobre a Estrada” vai ser exibido na praça. O Grupo Mangarapira encerra o evento com muita música.

INFORMAÇÕES
Como informado, o ônibus para quem for participar da caminhada é limitado a 35 vagas. Os interessados devem procurar a equipe do Ecomuseu, por meio dos contatos 21-96552-9714 (Anselmo Castellar) e 21-97604-5154 (Lúcia Mello). As atividades na Praça da Serra do Piloto são abertas ao público. Todas as atrações são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drogaria Atual

Parceiros

Curta

Top Views

Novos

Comentários

item