A alimentação dos alunos da rede municipal de ensino de Itaguaí ganhará, em breve, uma marca de qualidade: o Selo Orgânico do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. O secretário de Meio Ambiente, Jailson Barbosa, esteve reunido nesta terça-feira (23/5) com Celso Herola Junger e Índia Clara de Medeiros, representantes do ministério, para mostrar aos visitantes que as verduras e legumes são produzidos no município sem o uso de agrotóxico.
Segundo Jailson Barbosa, obter o Selo Orgânico será de grande importância para Itaguaí e trará várias divisas para a cidade: “Itaguaí tem 99% de possibilidades de receber o Selo Orgânico. Para obter este atestado, temos que responder a um questionário. Em seguida, os técnicos do Ministério da Agricultura farão uma nova avaliação antes de conceder o selo à cidade”, explicou o secretário.
Após a reunião, o grupo conheceu o Hortão Municipal onde ouviram explicações dos técnicos da secretaria sobre o funcionamento do setor e a preocupação da Prefeitura de Itaguaí em oferecer aos alunos da rede de ensino do município e para o Hospital Municipal São Francisco Xavier verduras e legumes sem agrotóxicos. Os visitantes foram informados que a prefeitura recebeu por três anos consecutivos (2010, 2011 e 2012) o prêmio de Melhor Gestão de Alimentação Escolar do País, dado pelo Governo Federal.
O encontro teve a participação também de Elisa Furtado Madi e Rosanna Esteves, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Ana Lucia Vedramini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lilian Salgado de Moraes e Fenelon Neto, da Embrapa, Rosana Esteves, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Monique de Oliveira Fontes e Cláudio Hayasaka, engenheira agrônoma e diretor, respectivamente, da Secretaria de Meio Ambiente de Itaguaí.




Nenhum comentário:
Postar um comentário