Exame que pode detectar a surdez nos bebês foi interrompido na antiga gestão
Implantar e restabelecer serviços essenciais à saúde da população de Mangaratiba. São com essas premissas que a atual gestão da Prefeitura vem conduzindo o setor na cidade. Mais um atendimento que estava paralisado voltará a ser oferecido pelo município a partir desta sexta, dia 18: o Teste da Orelhinha, que pode detectar a surdez precoce dos bebês a partir do terceiro dia de vida até o sexto mês.
O teste é um serviço especializado e realizado por um fonoaudiólogo. As mães podem agendar no Hospital Municipal Victor de Souza Breves, no Centro. O exame será realizado às sextas, a partir das 15h, e aos sábados, a partir das 9h, também no hospital. Caso seja detectada a surdez, a criança é encaminhada imediatamente para tratamento, consequentemente seu desenvolvimento não será prejudicado.
“É um teste obrigatório e que a antiga gestão simplesmente parou de oferecer. Neste primeiro momento vamos atender dez crianças por dia para deixarmos o atendimento em dia. É um exame simples, mas de muita importância para o desenvolvimento de nossas crianças. Era inadmissível um exame tão importante não estar na grade. Mas, agora as mães podem ficar tranquilas e contar com a nossa Secretaria de Saúde e Defesa Civil sempre ao seu lado”, disse o prefeito Dr. Ruy Quintanilha.
Serviços restabelecidos
Desde abril, quando Dr. Ruy Quintanilha assumiu o cargo de prefeito, alguns serviços essenciais foram restabelecidos. Destaques para o serviço de transporte de pacientes; o retorno do projeto do Centro de Atendimento em Fisioterapia; implantação dos testes de gravidez nos postos de saúde. Atualmente, o Hospital conta com o setor de fisioterapia; e com a Emergência Odontológica. Em breve, o Centro de Especialidades Odontológicas, com atendimento nas diversas especialidades odontológicas e com um laboratório de próteses será entregue à população entre outros.




Nenhum comentário:
Postar um comentário