Para o prefeito Dr. Ruy Quintanilha, reativar o serviço era questão de humanidade. “Foi um absurdo o que aconteceu. O contrato com a empresa que realizava o transporte expirou e os usuários ficaram na mão. Ficamos apenas com uma van que fazia o transporte de pacientes, e decidimos priorizar ela para os que fazem hemodiálise em Angra dos Reis, por causa do risco de morte do paciente ficar sem o tratamento. Resgatamos uma van que estava há mais de um ano parada numa retífica em Itaguaí por falta de planejamento da administração. Com mais esse veículo, conseguimos reativar o transporte dos pacientes para os hospitais do Rio de Janeiro. Ainda temos mais uma van, que está na oficina e que deve entrar em operação em breve. O serviço de TFD, que apesar de ser terceirizado era precário, passa a ser próprio”, disse Dr. Ruy.
Além desses dois veículos, que transportam 15 pacientes por dia (de segunda a sexta-feira), e 10 pessoas fazendo Hemodiálise (três vezes por semana), a secretaria conta ainda com uma Kombi, que realiza o transporte dos pacientes de oftalmologia, saúde auditiva e exames de imagem para hospitais da baixada fluminense, além de dois veículos de passeio, que levam os usuários para hospitais referência em alguns tipos de especialidade como ortopedia, gestação de alto risco e oncologia. No total, cerca de 350 pessoas são beneficiadas mensalmente com os serviços de transporte de pacientes.
Os veículos buscam todos os pacientes em suas residências para levá-los aos hospitais de destino. O retorno só acontece após os procedimentos médicos. O transporte de pacientes proporciona melhor atendimento, mais agilidade e comodidade aos usuários.
Para a moradora da Praia do Saco, Maria José dos Santos, que usou o serviço nesta segunda-feira (31), a notícia não poderia ser melhor. “Ainda bem que o serviço foi reativado, pois sem ele ficaria muito difícil eu realizar meus exames. Gostei muito da notícia, é um serviço que beneficia centenas de pessoas”, disse.
Segundo Valéria Mattos, diretora do setor de Regulação, o retorno do serviço de TFD vai melhorar em muito a vida dos pacientes. “Entendemos que não se faz uma boa gestão sem pensar naqueles que necessitam. Quero lembrar que os pacientes interessados pelo transporte devem procurar o serviço de TFD, na Rua 15 de Novembro, nº 54, sala 4, Centro de Mangaratiba. O usuário deve levar os documentos pessoais, o documento que comprova a marcação da consulta, além do cartão do SUS tanto dele quanto do acompanhante se houver”, concluiu Valéria.



Nenhum comentário:
Postar um comentário