DISQUS SHORTNAME

sexta-feira, 28 de março de 2014

Campanha do HPV em Itaguaí cumpre meta para as escolas e postos de saúde


O Ministério da Saúde passa a disponibilizar em toda rede pública a vacina de prevenção do HPV, que teve sua campanha iniciada no último dia 10 de março em todo território nacional, e tem como meta vacinar 80% das jovens adolescentes com idade entre 11 e 13 anos e 11 meses. Para obter o sucesso objetivado pelo Governo Federal, em Itaguaí a Secretaria de Saúde e Defesa Civil está trabalhando em parceria com mais duas secretarias: Educação e Cultura e Assistência Social, e tem como meta vacinar 3.586 jovens dentro da faixa etária programada pelo Ministério da Saúde.

Desde o início da campanha 1225 adolescentes receberam a primeira dose da vacina. “Essa é uma campanha federal e estamos trabalhando para atingir a meta exigida pelo Ministério, que é vacinar pelo menos 80% das nossas jovens. Mas para obtermos o sucesso é preciso que os pais se conscientizem da necessidade de prevenir, principalmente contra o câncer de colo de útero e autorizem a vacinação pelas nossas equipes nas escolas, ou que procurem tomar a dose da vacina em uma de nossas unidades.”, enfatiza a secretária de Saúde e Defesa Civil, Andréa Lima.

Intitulada "Cada menina é de um jeito, mas todas as meninas precisam de proteção", a campanha no município teve início simultaneamente nas escolas da rede municipal, respeitando um calendário programado, e em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mazomba, Vista Alegre, Vila Margarida e Chaperó. A vacinação nas escolas acontece mediante autorização prévia do responsável pela estudante. Já nas unidades de saúde, não há necessidade de autorização. As escolas da rede estadual e privada também serão atendidas pelas campanhas. Em ambos os casos é necessário levar a carteira de vacinação.

A vacina de HPV é realizada em três etapas. A primeira acontece até o dia 28 de março com a primeira dose. No prazo de seis meses, as jovens precisam retornar a Unidade de Saúde para tomar a segunda dose. E a terceira que é o reforço acontece no prazo de cinco anos, em ralação a primeira dose. “Nós estamos atendendo todos os objetivos e diretrizes do Ministério da Saúde. Para isso, usamos uma estratégia de ação que descentraliza os postos de atendimento, para atender a demanda livre. Após o dia 26 o trabalho de vacinação se estende às ilhas e escolas do Estado e privadas.”, destaca o Diretor da Vigilância em Saúde, Joel Basílio.

Com os bons resultados alcançados pela campanha no município, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil já recebeu a segunda remessa de vacinas. Mais 1.340 doses estão disponíveis desde o do dia 18 de março para cumprir a segunda etapa da campanha. Conforme o cronograma, nos próximos dias, o Ministério da Saúde encaminha o terceiro e último lote da vacina, nessa primeira fase da campanha, finalizando dessa forma a primeira fase de vacinação atendendo as normas do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drogaria Atual

Parceiros

Curta

Top Views

Novos

Comentários

item