O CIEP 496 Maestro Francisco Mignone, situado no bairro Monte Serrat, foi palco na quarta-feira (19) da palestra “O Tabagismo”, dirigida à comunidade. O evento, ministrado pelo Grupamento de Educação Preventiva (GEP) da Guarda Municipal, teve o objetivo de levar esclarecimentos sobre as questões decorrentes do tabagismo e aumentar as formas de proteção. Para tanto, um grupo teatral formado pelos funcionários: Martenze Souza Marte, Fátima Cristina e José Roberto encenaram esquetes onde personagens exibiram situações do dia-a-dia, retratando fumantes que convivem com doenças e situações decorrentes do uso do tabaco.
A peça foi apresentada em 40 minutos e reuniu um público de 90 pessoas. O Programa Municipal de Controle do Tabagismo está implantado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vila Califórnia, Mangueira e Engenho e na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Odnit Maia. O atendimento é feito nas unidades de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, onde pode ser agendado o tratamento contra o uso do cigarro.
De acordo com a coordenadora municipal de Educação Preventiva do Programa “Saber Saúde”, Dirlene Barros Manhanini, o município de Itaguaí fez a adesão ao programa no ano passado, e as palestras estão sendo ministradas regularmente nas unidades escolares.
- Considerando a extensão do programa, estamos instruindo e capacitando os coordenadores, cujas informações são transferidas aos professores e, na ponta da pirâmide, aos alunos e frequentadores das palestras – explicou Dirlene.
O Programa “Saber Saúde de Prevenção do Tabagismo” está implantado no Brasil desde 1998 e tem como objetivo formar cidadãos críticos, capazes de decidir sobre a adoção de comportamentos saudáveis que contribuam para a saúde coletiva, o meio ambiente e a qualidade de vida. Para a enfermeira Ana Paula Almeida (palestrante convidada), com experiência de 30 anos no setor de saúde, a doença é evitável, mas a ampla divulgação atrapalha.
- Infelizmente, o tabagismo recebe muita publicidade, fato que contribui para o consumo elevado do cigarro, contudo se o usurário tiver perseverança ele consegue vencer o vício - releva Ana Paula. O tabagismo é uma epidemia grave, existindo no mundo cerca de 1 bilhão e 300 milhões de fumantes, consumindo cerca de 7 trilhões de cigarros por ano, levando consequentemente a diversos prejuízos, entre eles a morte de cerca de 6 milhões de pessoas/ano no mundo e 200 mil no Brasil.
DISQUS SHORTNAME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Total de visualizações de página
Tabs
Top Views
-
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (12), operação para desarticular um esquema de venda ilegal de certificados de conclusão de...
-
Dupla fez a alegria da garotada na escola Professora Maria de Lourdes Centenas de crianças da escola de educação Infantil Professora Maria...
-
Começaram esta semana as obras de reforma da Escola Caetano de Oliveira, em Itacuruçá. Equipes estão executando uma repaginada completa da...





Nenhum comentário:
Postar um comentário