Um perigoso crime ambiental esta castigando a já tão sofrida praia de Coroa Grande. Tudo, graças ao descaso de alguns donos de embarcações, que utilizam o canal que divide Coroa Grande e Vila Geni para fazer a lavagem, troca de óleo e até mesmo reformas em geral em seus barcos.
Segundo moradores, a prática se tornou corriqueira e acontece constantemente. “É uma vergonha o que esta acontecendo com a orla de Coroa, os pescadores estão usando este canal para trocar óleo, despejam ai (no canal), sabão e óleo sem nenhuma dó”, afirmou Gilson Gonçalves, coordenador de projetos do Grupo Independente Amigos da Orla de Coroa Grande.
O canal em questão possui ainda uma rica fauna marinha onde muitos turistas podem encontrar siris, caranguejos e vários tipos de ostras e mexilhões. “Espero que alguém tome logo uma atitude e que muito em breve as pessoas possam vir ao canal para catar caranguejo como eu fiz muito em minha infância”, lembra saudoso a turista Maria Helena.
Outro problema encontrado por nossa reportagem, é que muitas casas e até mesmo boa parte do comercio local, ainda costuma jogar seu esgoto direto no canal, sem nenhum tratamento. Fato que acontece a vários anos, já foi denunciado por vários veículos de comunicação porém nada foi feito.





Não só Coroa Grande sofre crime ambiental diariamente, Mazomba passa pela mesma situação; devido ao descaso do governo municipal uma central de tratamento de esgoto sem manutenção permite que milhares de litros de esgoto caiam no Rio Mazomba todo dia. Pior, a Escola Dr. Jorge Abrahão possivelmente joga esgoto no Rio e o Posto de Saúde também. E as autoridades? Ignoram! Acham que o povo de Mazomba não merece respeito. Será até quando o Rio Mazomba vai suportar? Espero não ter que escrever um dia que tomei banho no saudoso Rio Mazomba, também conhecido como Valão Mazomba. Respeito, nosso povo quer respeito.
ResponderExcluir