DISQUS SHORTNAME

segunda-feira, 31 de março de 2014

Atleta paralímpico Clodoaldo Silva ministra palestra para mais de 800 jovens em Mangaratiba

Evento reuniu adolescentes de escolas públicas em Muriqui. Campeão contou sobre suas dificuldades e conquistas

Clodoaldo Silva, um dos maiores medalhistas paralímpicos da história do Brasil, foi atração nesta sexta-feira, 28, no Iate Clube de Muriqui, quando ministrou uma palestra para cerca de 800 jovens das escolas públicas de Mangaratiba. A vinda do 'Tubarão das Piscinas' foi uma parceria da secretaria de Educação da cidade com o SESC, através do projeto Driblando Barreiras.

Clodoaldo sofreu uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. Ele conheceu a natação como processo de reabilitação no ano de 1996. Quatro anos depois, já conquistava suas primeiras medalhas em Jogos Paralímpicos. Dono de 13 medalhas, Clodoaldo passou sua experiência profissional e de vida para os adolescentes. Contou um pouco de sua trajetória, sua infância difícil em Natal, no Rio Grande do Norte, e como virou ídolo nacional.


“Poder estar aqui passando um pouco do que vivi para estes jovens é muito gratificante. Eventos como este, para pessoas com e sem deficiência, contribuem para o crescimento de um país. Não só esportivamente, mas, principalmente, socialmente. Quero que eles me vejam não como deficiente, mas como uma pessoa que passou por dificuldades na vida, mas com muita força de vontade foi atrás de seus sonhos e conseguiu realizá-los. Fiz questão de deixar um recado para eles. Se eu consegui, eles também podem. Tenho um slogan que diz ‘Eu posso, eu consigo, basta ter determinação’, e é isso que sigo e aconselho para eles”, disse o campeão.

A secretária Meyre Gabino estava emocionada com o momento. “Para nós da secretaria de Educação é um momento ímpar. Trazer essa pessoa que tem uma história de vida incrível só acrescenta para a evolução de nossas crianças. Tenho certeza de que todos saíram daqui hoje muito emocionados”, destacou a secretária.

No evento aconteceu um momento especial. O encontro do jovem Rafael Alexandre, deficiente auditivo, com seu ídolo. “Nunca pensei que estaria assim tão pertinho dele. Foi muito bacana”, disse Rafael, mostrando para Clodoaldo suas medalhas conquistadas no jiu-jítsu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Drogaria Atual

Parceiros

Curta

Top Views

Novos

Comentários

item