Debatidos em sala de aula, os problemas do município REVOLTAM ALUNOS DA REDE PARTICULAR DE ENSINO ITAGUAIENSE
Problemas não faltam na cidade de Itaguaí. Entretanto, não basta falar mal ou como muitos fazem, fingir que não estão vendo o que se passa. É preciso encontrar soluções, e se os governantes atuais não o fazem por falta de vontade ou por não saberem como, os futuros cidadãos precisam estar preparados para enfrentar estes problemas e resolvê-los.
Em algumas escolas existem disciplinas que abordam a questão da cidadania e buscam despertar os jovens para os problemas, incentivando-os a pensar as soluções para os mesmos. Em Itaguaí, no Centro Educacional Maria Aparecida, alunos do Ensino Fundamental na disciplina Atualidades, são levados a reconhecer, entender e a apresentarem soluções para os problemas que afetam a sociedade em geral, através de pesquisas. Um exemplo disso foram os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental do CEMAP, que fizeram um debate sobre o esgoto em Itaguaí.
Os jovens perceberam que praticamente todo o esgoto da cidade é despejado sem nenhum tratamento nas águas da Baía de Sepetiba. Foram apresentadas fotos e informações levantadas pelos próprios alunos. Entre as fotos, a que mais revoltou os alunos foi a da Estação de Tratamento de Esgoto que fica próxima a Área da EXPO e que se encontra fechada há muitos anos. Quanto à solução do problema, até mesmo eles perceberam que basta o governo ter interesse em construir estações de tratamento de esgoto, que Itaguaí passará a agredir muito menos o meio ambiente.
Os jovens levantaram outros problemas derivados da falta dos devidos cuidados com o esgoto da cidade, como por exemplo a infestação de ratos que podem levar a problemas como a Leptospirose, e outras doenças que podem surgir do contato das pessoas com o esgoto, levando a uma procura de tratamentos de saúde. A constatação foi que investindo em saneamento básico, diminuem os gastos com saúde. Abordar assuntos próximos ao meio em que vivem os alunos e mostrar os caminhos possíveis para eles resolverem problemas comuns, pode contribuir para surgir um líder político consciente, ou até mesmo pesquisadores que possam encontrar soluções que melhorem o mundo num futuro próximo.
“Esse tipo de ação mostra é o papel de nós educadores e a importância de uma real valorização da carreira para o futuro do país”, afirma o professor Fabiano Bastos, responsável pela disciplina de Atualidades e História.
DISQUS SHORTNAME
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Total de visualizações de página
Tabs
Top Views
-
Dupla fez a alegria da garotada na escola Professora Maria de Lourdes Centenas de crianças da escola de educação Infantil Professora Maria...



Nenhum comentário:
Postar um comentário